segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Milk


Sean Penn levou o Oscar de Melhor ator pela atuação em "Milk - A Voz da Igualdade", que recria a história do primeiro ativista gay dos EUA eleito para um cargo público. Ainda não assisti a película, afinal essas coisas não se chega tão fácil a Palmas, deve demorar, na boa hipótese do filme vir a ser apresentado na capital, no mínimo dois meses...


Harvey Milk era um novaiorquino comum, que no início da década de 1970, cansado da discriminação e da virulência da polícia, muda-se para San Francisco, na busca de viver intensamente sua liberdade. Um belo dia se apaixona por um rapaz que conhece na estação de metrô. Casam-se e montam um comércio, uma loja de fotografias no centro da cidade. Não demora muito e mais preconceito local. Cansados, Milk e o parceiro viram ativistas pela cidadania gay e o local vira um refúgio político da causa. Harvey Milk casou-se mais tarde com o prefeito de San Francisco e ambos foram assassinados em 1978, dentro da prefeitura da cidade. Na época Milk liderava um movimento contra um projeto da direita que proibia professores homossexuais de darem aula.


Recentemene, por sua atuação política, Harvey Milk foi eleito pela revista Time como uma das cem personalidades mais influentes do século 20.


Como sempre, Sean Penn, fez um discurso de agradecimento em que guardou uma ou duas mensagens bombásticas. A primeira foi endereçada aos californianos que votaram contra o casamento gay nos últimos referendos. "Envergonhem-se", disse ele. Na segunda, disse estar orgulhoso do país que elege um homem "elegante" como Barack Obama para presidente e fez uma homenagem a Mickey Rourke, indicado por "O Lutador". "Ele é meu amigo querido!"


Realmente foi lamentável os californianos terem votado a favor do referendo que previa o fim do casamento em gay na Califórnia. Na época a direita homofóbica gastou rios de dinheiro para convencer os eleitores a votarem na proposta. Fizeram uma campanha ostensiva e conseguiram levar os eleitores às urnas.


E em pensar que por aqui nada disso acontece... Ponto de vista para outra postagem. Aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário